Seja bem-vindo ao Blog da paróquia santa Teresinha do Menino Jesus da santa Face, da arquidiocese de Belo Horizonte, na Barroca.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sem formação não há missão!


Os católicos, especialmente os evangelizadores, mais comprometidos na vida paroquial, não podem descuidar de sua formação permanente na fé. Há os que se contentam com os conhecimentos adquiridos no antigo catecismo, que na verdade se resumiam a decorar conteúdos. Há os que vivem um catolicismo sincrético, eivado de pensamento mágico, equívocos, crendices e inverdades sobre a Bíblia, a fé e a Igreja. Muitos se acomodaram no aprendizado e crescimento na fé, na espiritualidade, na compreensão da Palavra de Deus e na teologia. Ignoram, por exemplo, que em nossa paróquia existe um grupo de formação teológica chamado "Teologia Viva", todas as segundas-feiras, às 19h30m. Contamos também com um grupo de "Leitura Orante da Palavra de Deus", que se encontra todas as quartas-feiras, às 19h30m. Todas as segundas-feiras, às 18h30m, no Centro Pastoral, um grupo reza o Ofício Divino das Comunidades. Além disso, as pastorais, associações e movimentos, promovem cursos e retiros de formação para seus membros.

Nossos Ministros Extraordinários da Comunhão estão participando de um curso de reciclagem litúrgica promovido pela CAL (Comissão Arquidiocesana de Liturgia), no Santuário São Judas Tadeu, coordenado pelo liturgista Pe. Danilo Santos Lima, todos os sábados, a partir das 14 horas. O curso tem sido de muito proveito para os participantes e os elogios à riqueza do conteúdo são constantes.

Estamos no mês das Missões. Somos membros de uma comunidade dedicada à Padroeira das Missões, santa Teresinha. Não podemos desanimar no testemunho missionário. Contudo, o ser missionário exige uma vida de intimidade com Deus e preparo teológico. É necessário parar, "perder tempo" para aprender coisas novas e indispensáveis em nossa caminhada de fé. Precisamos sair do comodismo, da aceitação passiva daquilo que "sabemos". Ninguém sabe tudo. Talvez tenhamos aprendido errado. A solução é procurar tantos programas de formação e cursos que a paróquia e a arquidiocese disponibilizam aos montes. O povo pede formação. Os fiéis, no fundo, não se conformam com sua fé supercial, sem alicerces. Mas... quando chega o convite para uma reunião ou um curso de formação, bate o desânimo paralisante.

Missionários bem formados revitalizam a Igreja que caminha nas estradas sempre em missão, conforme indica o Projeto de Evangelização da nossa arquidiocese de BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário