Seja bem-vindo ao Blog da paróquia santa Teresinha do Menino Jesus da santa Face, da arquidiocese de Belo Horizonte, na Barroca.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jornada Mundial da Paz, hoje em Assis

Hoje se celebra em Assis, terra de São Francisco, uma Jornada de Oração pela Paz presidida pelo papa Bento XVI, da qual participam os líderes religiosos do mundo inteiro. O Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Carballo, declarou que este encontro já é um "sinal dos tempos", "porque não haverá paz no mundo enquanto não existir paz entre as religiões" e que "não é lícito utilizar o nome de Deus para justificar guerras ou violência"! (JM. Vidal em Religión Digital 26 de outubro)

Numa linguagem mais secular, podemos dizer que este encontro é um Encontro Cultural de Paz, da qual o mundo está muito necessitado, pois temos atualmente mais de sessenta focos de guerra. Apesar do progresso das ciências e do uso de novas tecnologias entre os povos, não se espalhou, contudo, a cultura da paz.

J.Ortega y Gasset, disse sobre a cultura: Cultura é cultivo, lavoura da paz. Paz é a atitude do homem aculturado. A humanidade é hostil por natureza, só a cultura promove a amizade. E insiste veementemente: nossos corpos emanam inimizade, nossos instintos destilam repulsa. Cada alma é fiandeira de ideais, produtora de fios sutilíssimos que atravessam outras almas irmãs. Lentamente os tecidos se multiplicam, o tecido da cultura vai tomando cor, se afirmando, até o dia em que a humanidade inteira participe dessa rede. Oxalá esta profecia se cumpra logo.

(Traduzido do espanhol. Autor: Jesús Bastante, no site Religión Digital).

Enquanto isso, a ultra direitista "Fraternidade" Pio X, formada por seguidores de Lefebvre, que negam o Concílio Vaticano II, se revolta. Esta "fraternidade" quer a guerra. E pensar que foram reabilitados pelo Papa Bento XVI! Em carta, afirmaram:

O que vai se passar nesse 27 de outubro de 2011? Um simples encontro amigável entre pessoas de boa fé? Uma discussão informal sobre a divindade de Cristo e de sua Igreja? Não, a renovação, pelo papa reinante, Bento XVI, do escândalo sem precedente realizado por seu predecessor, João Paulo II, em 27 de outubro de 1986.

O que acontecerá nesse 27 outubro de 2011? O apelo à conversão à fé católica? As declarações do papa deixam claramente entendido o que será essa jornada: a reunião dos representantes de todas as falsas religiões, chamados pelo papa pessoalmente para uma jornada de reflexão onde todos são convidados a rezar pela paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário